Porém, a película também pode acarretar problemas aos condutores, a falta de transmissão luminosa prejudica a visibilidade e durante a chuva ou a noite isso pode causar acidentes.
Para prevenir esses problemas e regulamentar o uso das películas o Contran reformulou regras e estipulou punição aos condutores infratores.
As normas do Contran prevêem que a transmissão luminosa no pára-brisa seja de 75%, nos vidros laterais dianteiros de 70% e nos traseiros, 78%.
De acordo com as novas regras do Denatran, um veículo somente será multado se o índice de luminosidade no pára-brisa for inferior a 70%; nos vidros laterais dianteiros, a 65%; e nos vidros traseiros, a 26%.
O uso da película em desacordo com as normas é considerado infração grave, o que resulta em multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo até que seja regularizado.
Para medir a transmissão luminosa os órgãos de segurança no trânsito deverão usar um Medidor de Transmitância Luminosa, equipamento normatizado e aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e homologado pelo Denatran.
Para alguns motoristas, o escurecimento ajuda na proteção contra assaltos, principalmente em casos de crianças transportadas nos bancos de trás. Para os policiais o escurecimento excessivo dificulta a identificação e prisão de criminosos.
- Tem dúvidas sobre veículo? Pergunte para nós! Envie para suzy.loiola@aecarros.com.br
Avalie seu veículo sem sair de casa! acesse www.aecarros.com.br - veículo, é aqui!
Um comentário:
Meu carro tem, e acho bem legal...
Postar um comentário