Código do Google Analytics

24 março 2011

Seminovo - o que analisar antes de comprar



Antes de comprar um veículo é importante verificar alguns detalhes, para evitar problemas posteriores. Confira uma lista de itens que devem ser verificados.






Conheça dicas práticas que ajudam a identificar alguns problemas e o real estado de conservação do veículo:

1 - Carroceria: Ondulações na lataria e pequenos amassados também indicam carro batido.

2 - Pintura. Manchas de tinta nas borrachas e frisos indicam que o carro foi pintado. Neste caso a pintura deve ter sido reparada por causa de batidas, pode ter sido queimada pelo sol, ou o carro foi camuflado por ser roubado.

3 - Suspensão. Verifique o estado do desgastes dos pneus – isso indica que o carro tem problemas de suspensão, alinhamento e balanceamento. Verifique se as ranhuras dos pneus estão gastas mais de um lado do que de outro.

4 - Ferrugem. Para ver se há ferrugem, verifique bolhas e pontos descascados na pintura. Verifique principalmente nas extremidades da lataria, como em lugares onde há borracha (nas portas, por exemplo), pára-lamas e dentro do porta-malas. Também olhe debaixo dos tapetes para ver se há ferrugem e furos no assoalho.

5 - Portas. Observe se as portas encaixam direito quando são fechadas, inclusive porta-malas e capô.

6 - Amortecedores. Para verificar os amortecedores, balance o carro perto de cada roda. Se o balanço continuar quando você se afastar do carro, os amortecedores precisam ser trocados.

7 - Pneus. Veja o estado dos pneus. Se os sulcos estiverem bem rasos, um conjunto novo, que não é barato, precisa ser colocado. Veja também se todos os pneus são da mesma marca.

8 - Vidros. Os vidros devem ter o número do chassi gravado, se não houver procure saber por que os vidros foram trocados.

9 - Motor. Ligue o carro e verifique ao acelerá-lo a cor da fumaça, branca ou azul, indica que o motor está queimando óleo e não está bem.

10 - Painel. Teste todos os comandos do painel: limpadores, desembaçador (se tiver), indicador de temperatura (muito importante), luz do freio, faróis, setas e outros comandos que existirem.

11 - Diversos componentes. Veja o estado de conservação dos: retrovisores, forro, estofamento, todas as borrachas (as dos pedais e limpadores do pára-brisa também), espuma e mecanismos dos bancos, travas das portas e vidros elétricos.

12 - Ar-condicionado. Ligue o ar-condicionado e veja se está funcionando adequadamente.

13 - Equipamentos de segurança. Observe os equipamentos de segurança: extintor (se está vencido), macaco (se funciona), triângulo de sinalização, chave de roda, estepe. Em relação os cintos de segurança, veja se a data de fabricação na etiqueta do cinto é a mesma do documento de propriedade do veículo, caso não bata, verifique o motivo. Verifique se os cintos estão travando perfeitamente.

14 - Freio. Pise no pedal do freio com o carro ligado em ponto morto. Se sentir dificuldade ao baixar o pedal rapidamente, pode ser que o fluído do freio esteja vazando.

15 - Revisões. Olhe no manual e veja se as datas das revisões foram respeitadas. Para isso compare o número da medição que apresenta o hodômetro com os números registrados nos comprovantes. Isso também serve para ver se o aparelho foi adulterado. Marcas de violação no painel podem comprovar a adulteração.

16 - Chassi. O número do chassi deve ser único e registrado perto do motor, nos vidros e no documento do carro. Se observar que a gravação das letras e números do chassi está estranha ou raspada, há um forte indício de adulteração.

Antes de comprar o carro leve-o numa oficina para um mecânico de confiança averiguar:

1 - O aspecto, nível e datas de troca do óleo.
2 - Se a ventoinha do motor está funcionando.
3 - O aspecto do líquido de refrigeração do motor. Não deve ter sujeira e nem oleosidade.
4 - Verificação do filtro de ar; dos tubos, cabos e correias do motor.
5 - Detecção de ruído estranho no motor e prováveis problemas.
6 - Avaliação da suspensão, freios e direção hidráulica e escapamento.




Avalie seu carro, acesse: www.aecarros.com.br .

Um comentário:

Bell disse...

Nossa, pior é comprar e depois descobrir que o carro estava todo 'maquiado' ...