Código do Google Analytics

02 março 2011

Cinquentona - a nova Kombi aparece repaginada




A Kombi foi o primeiro veículo produzido pela Volkswagen do Brasil, em 1957. Em mais de meio século ininterrupto de produção saíram de sua linha de montagem, em São Bernardo do Campo/SP- mais 1.500 unidades.


O veículo nasceu na bossa nova, foi protagonista do movimento hippie dos anos 60 viveu os anos da ditadura, assistiu à abertura, à redemocratização do país.

O nome Kombi vem do alemão "kombinationfahrzeug", que quer dizer "veículo combinado" (ou multiuso). Desenvolvido pelo holandês Ben Pon na década de 40, o projeto pretendia unir o confiável conjunto mecânico do Fusca com os atributos de um veículo de carga leve.

Hoje, 54 depois, a nova Kombi aparece em moldes futurista, mas com algumas características estéticas da cinquetona. Criada sob os moldes do microbus – a Bulli - aparecerá como protótipo na edição 2011 do Salão de Genebra.

Bulli - estilo van compacta com seis lugares que tem 3,99 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,70 m de altura e 2,62 m de distância entreeixos. O protótipo chega a 100 km/h em 11,5 segundos. A velocidade máxima chega a 140 km/h. O projeto da nova Kombi prevê a acomodação de unidades a gasolina ou diesel – com injeção direta de combustível em ambos os casos.

O veículo tem pintura em duas cores, com recorte em “V” na dianteira, grade e faróis bem estreitos. As rodas são de 18 polegadas, cobertas por calotas cromadas.
Há espaço para seis passageiros e 370 litros para o transporte de carga.

Com os assentos rebatidos, a capacidade sobe para 1.600 l e abre espaço para o transporte de objetos com até 1,80 m de comprimento.

A nova Kombi tem vem com um iPad removível, a ideia é que a tela funcione como central de entretenimento e navegação. A alavanca de câmbio foi substituída por um botão seletor, que permite ao condutor escolher entre marchas à frente e à ré.


4 comentários:

1,2,3 pim disse...

agora, imagine... um passeio turistico nesata Kombi...imaginou?

pronto fechou o passeio com chave de ouro...


ótimo post!

Ronaldo Fenômeno (agora aposentado) disse...

Ahh tah!

Meiry disse...

Eu gostei bastante...
:)

Ilo disse...

Essa kombi eh linda, adorei, valew.

;)