Código do Google Analytics

01 março 2011

Insulfim - saiba as regras e evite multas


' Seja por questão estética, para diminuir a luminosidade e calor, ou por medida de segurança o uso de películas (insulfilm) nos vidros dos carros é comum, cerca de 98% da frota nacional é revestida.'



Porém, a película também pode acarretar problemas aos condutores, a falta de transmissão luminosa prejudica a visibilidade e durante a chuva ou a noite isso pode causar acidentes.

Para prevenir esses problemas e regulamentar o uso das películas o Contran reformulou regras e estipulou punição aos condutores infratores.

As normas do Contran prevêem que a transmissão luminosa no pára-brisa seja de 75%, nos vidros laterais dianteiros de 70% e nos traseiros, 78%.

De acordo com as novas regras do Denatran, um veículo somente será multado se o índice de luminosidade no pára-brisa for inferior a 70%; nos vidros laterais dianteiros, a 65%; e nos vidros traseiros, a 26%.

O uso da película em desacordo com as normas é considerado infração grave, o que resulta em multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo até que seja regularizado.

Para medir a transmissão luminosa os órgãos de segurança no trânsito deverão usar um Medidor de Transmitância Luminosa, equipamento normatizado e aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e homologado pelo Denatran.

Para alguns motoristas, o escurecimento ajuda na proteção contra assaltos, principalmente em casos de crianças transportadas nos bancos de trás. Para os policiais o escurecimento excessivo dificulta a identificação e prisão de criminosos.


- Tem dúvidas sobre veículo? Pergunte para nós! Envie para suzy.loiola@aecarros.com.br


Avalie seu veículo sem sair de casa! acesse www.aecarros.com.br - veículo, é aqui!

Um comentário:

ENTÃO!? disse...

Meu carro tem, e acho bem legal...