Código do Google Analytics

29 março 2011

Placa com chip já é obrigatória no Brasil

Órgãos públicos de segurança no trânsito criam mais uma ferramenta para organizar e punir os motoristas.

A partir de 30 de junho será implantada, a nível nacional, uma ‘placa eletrônica’ que armazenará informações sobre o veículo, entre elas: trará um número de série único, placa do veículo, número do chassi, código Renavam e informações específicas do carro, como categoria, espécie e tipo. O chip será lido através de radiofrequência (RFID).

A princípio a tecnologia não será utilizada na aplicação de multas, conforme o Denatran, será uma ferramenta de auxilio nas blitz. Através do chip os policiais saberão se os documentos estão em dia ou se o carro foi roubado, por exemplo. No entanto nada impede que mais tarde os chips sejam utilizados para aplicar mutas.

O Sistema Nacional de Identificação de Veículos (Siniav) deverá ser implantado no país inteiro até 2014. Os condutores que não padronizarem o veículo poderão ser multados. A infração resulta em: multa grave para quem não tiver a placa eletrônica: R$ 127,69 e cinco pontos na habilitação.

O Denatran justifica o uso do chip informando que esse sistema de identificação de veículos, o Siniav, irá monitor o trânsito e facilitar o escoamento de vias congestionadas.

Além da placa eletrônica, os veículos também deverão ter um dispositivo antifurto instalado no carro. A partir de maio, todos os carros terão o equipamento instalado na fábrica. O veículo só será rastreado, no entanto, se o proprietário autorizar e contratar alguma empresa privada que faça o serviço.



Quer financiar? Faça uma simulação, acesse: www.aecarros.com.br, veículo é aqui.




Nenhum comentário: