A lei prevê que para cada litro de gasolina apenas 2% do conteúdo deve ser solvente e no máximo 24% álcool. Alguns postos de combustível aumentam o percentual dessas ‘ misturas’ e produzem o que conhecemos como: gasolina batizada.
No caso do álcool é comum o acréscimo de água acima dos 7% permitidos por lei – conhecido como o álcool molhado - o que provoca superaquecimento e danifica seriamente o motor.
Os prejuízos para quem abastece são inúmeros, o veículo perde em desempenho, e consome mais combustível. Além disso, pode haver problemas com a bomba de gasolina, corrosão no sistema de injeção eletrônica e acúmulo de resíduos na parte interna do motor, que pode levar a fundição.
Existem alguns cuidados que podem prevenir os problemas com combustível adulterado:
1 - A aparência do posto: Evite os postos sujos, mal iluminados, com bombas antigas, com aparência que não há manutenção.
2 - Postos "sem bandeira": Alguns deles usam as cores de marcas, mas não tem nome ou indicações do distribuidor.
3 – Desconfie dos preços abaixo do valor médio praticado.
4 – Atenção a quem abastece: Os taxistas e carros de frota, por abastecerem com muita freqüência, sempre estão atentos a postos de má qualidade e avisam aos colegas para evitar aquele posto.
5 – Teste da proveta ou teor alcoólico da gasolina: É direito do consumidor, assegurado por lei, todo posto tem a obrigação de realizar a medição sempre que for solicitado.
6 - Procure postos de referência: a propaganda boca a boca é muito valiosa, pergunte e pesquise quem são os melhores postos da sua região.
O teste de proveta:
O teste de teor de álcool presente na gasolina, conforme disposto na Portaria ANP 248, de 31/10/00, é feito com solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl) na concentração de 10% p/v, isto é, 100g de sal para 1 litro de água:
- Em uma proveta de 100 ml, colocar 50 ml da amostra de gasolina na proveta previamente limpa, desengordurada e seca;
- Adicionar a solução de cloreto de sódio até completar o volume de 100 ml;
- Misturar as camadas de água e amostra por meio de 10 inversões sucessivas da proveta, evitando agitação energética;
- Deixar em repouso por 15 minutos, a fim de permitir a separação completa das duas camadas.
A gasolina, de tom amarelado, ficará na parte de cima do frasco e a água e o álcool, de tom transparente, na parte inferior. A mistura transparente, na qual se encontra o álcool e a água, deve atingir 63 ml dentro do medidor.
O consumidor pode solicitar este ensaio no posto revendedor, conforme disposto na Portaria ANP nº 248, de 31/10/00.
Se seu carro foi danificado por combustível adulterado:
Dirija-se ao Procon ou outros órgãos de defesa do consumidor com a nota fiscal do abastecimento e o laudo mecânico que comprovou o dano, a fim de receber orientação sobre as ações a serem tomadas.
Avalie seu carro sem sair de casa! Acesse www.aecarros.com.br - veículo é aqui!
4 comentários:
BOA DICA....COMO SEMPRE!!!
NO BLOG DO AECARROS, SEMPRE ESTOU ATUALIZADO!!! VLW....
Entendi!
Interessante esta matéria de combustível. Gostaria muito de ler uma matéria de como proceder em uma colisão. Eu por exemplo fico perdida no momento mesmo não sendo culpada. Deve pedir o documento do outro automóvel ou chamar imediato um policial? Tem muitos espertos por ai que tentam se sair bem..
Desde já agradeço!
Boa tarde Maria Rita,
Dúvida pertinente, todos nós estamos sujeitos a esse tipo de situação.
A equipe do AE Carros vai preparar um artigo esclarecendo suas dúvidas!
Agradecemos seu contato.
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