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31 março 2011

Óleo Lubrificante - tipos e aplicação



Óleo Lubrificante – é essencial para o bom funcionamento do motor de qualquer tipo de veículo.

Utilidades do óleo:

• Limpeza: retira as partículas resultantes do processo de combustão e as mantêm em suspensão;
• Refrigeração: retira o calor das peças móveis e o transfere para o sistema de arrefecimento;
• Lubrificante: forma uma película entre os componentes móveis, reduzindo o atrito entre eles.

Tipos de óleo:

• Mineral: obtido a partir da separação dos componentes do petróleo. Oferece durabilidade menor
• Sintético: obtido a partir de reações químicas. São mais puros e, por isso, mais duráveis
• Semi-sintéticos: reúnem componentes minerais e sintéticos

Mitos sobre óleo:

Os mecânicos possuem muitos conceitos errados a respeito dos óleos. Um exemplo é o uso do lubrificante sintético. Esse produto só se justifica em carros com alto desempenho. Em um motor mais velho, não há qualquer benefício. Por outro lado, um propulsor antigo só tem a ganhar com um óleo mineral mais aditivado, como um SJ ou SL.

Outra lenda é o uso de óleo mais grosso quando o motor começa a consumir muito lubrificante. Isso só aumenta o desgaste do propulsor. Nos casos em que o consumo está associado ao desgaste, o óleo é um paliativo, nunca uma solução. Nenhum óleo corrige defeito.

É recomendável trocar o óleo a cada 3.000 ou até no máximo 5.000 km e não rode 20.000 com o mesmo óleo como recomendam os fabricantes, isto pode danificar o seu motor.



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Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante a matéria!