Código do Google Analytics

29 junho 2011

Óleo do motor - saiba como e quando checar


Quando foi a última vez que você checou o óleo do seu motor? Você sabe qual a maneira certa de fazer?

A melhor forma de verificar o nível do óleo do seu carro é quando o motor está totalmente frio e em uma superfície plana. Por que? A resposta é simples. A vara que mede o nível de óleo só consegue medi-lo enquanto ele estiver no tanque de óleo, também conhecido como cárter. Porém, com o motor ligado, o óleo circula e lubrifica várias de suas partes, fazendo com que a vara indique uma leitura mais baixa do que a real.

Outro ponto importante: seu carro não deve estar inclinado. A inclinação fará o óleo se deslocar para os lados do tanque, também prejudicando a leitura correta. Uma vez esclarecidas as questões anteriores, você já pode verificar o nível do óleo do seu carro.

E como fazer? Fácil. Introduza a vara até o fundo do cárter, tire, limpe com um pano e, em seguida, repita a operação. A vara tem duas marcas, uma superior e uma inferior. O óleo não deve exceder a marca superior, mas também não pode estar abaixo da inferior. Caso esteja, é hora de adicionar óleo ao motor.

E lembre-se: ter cuidado com o óleo é fundamental para estender a vida útil do veículo. No entanto, se óleo de menos pode causar o desgaste prematuro do motor, óleo em excesso também não é uma opção inteligente.

Nenhum comentário: