Um grupo de pesquisadores da Romênia e Japão diz ter criado um dispositivo a laser que substitui as velas. O dispositivo em vez de provocar ignição da mistura de combustível e ar nos motores com uma faísca elétrica, aciona jatos de laser.
A tecnologia das velas foi criada a cerca de 150 anos e de lá pra cá sofreu poucas alterações. A vela inflama apenas a mistura de combustível que está perto da faísca, reduzindo a eficiência do combustível. E, com o passar do tempo, o metal de que ela é feita é lentamente corroído.
Com o laser em vez de provocar ignição da mistura de combustível e ar nos motores com uma faísca elétrica, seriam acionados jatos de laser - seriam dois ou três jatos de laser com energia de alto pulso - direcionados para os cilindros do motor.
Em tese o combustível seria mais bem aproveitado e o motor funcionaria melhor, por conseguindo os índices de poluição diminuiriam.
O problema é criar laser estáveis e seguros, o que esta em fase de pesquisa. A equipe vem desenvolvendo uma nova abordagem para o problema: lasers feitos de pó de cerâmica que são comprimidos dentro de cilindros do tamanho de velas.
Esses dispositivos de cerâmica concentram energia a partir de lasers compactos, de menor potência, que são enviados por fibra ótica liberando essa energia em pulsos.
Diferentes dos cristais delicados tipicamente usados em lasers de grande potência, as cerâmicas são mais robustas e podem tolerar melhor o calor dentro do motor de combustão.
A equipe deve apresentar seu trabalho no dia 1º de maio em uma conferência sobre lasers e eletro-ópticos em Baltimore, no estado de Maryland, nos Estados Unidos.
Vai vender o veículo? Anuncie no - www.aecarros.com.br - é fácil, grátis e rápido!
Um comentário:
legal, saber disso....sempre estou muito informado neste blog.
fui....
Postar um comentário