Código do Google Analytics

13 abril 2011

Motocicleta ou Scooter?

Motocicleta ou Scooter – ambas são veículos de duas rodas, mas os estilos são diferentes já que foram projetadas para atender necessidades de diferentes motociclistas.

Acompanhe a comparação entre uma Honda CBR e uma Scooter Dafra:

Honda CBR - para a versão com sistema de freios C-ABS, a Honda CB 300R substituiu a CBX 250 Twister em 2009. A Honda se diferencia na arrancada visto que conta com um motor potente: motor com duplo comando de válvulas e arrefecimento a ar –, porém com desempenho semelhante: 26 cv a 7.500 rpm de potência e 2,81 kgf.m a 6.000 rpm de torque máximo. Conta com embreagem manual e câmbio com 5 velocidades – isso garante mais dinamismo que a Scooter.

A CB chega a rodar 23 km/l e tem tanque com capacidade para 18 l, diferença scooter que tem comporta apenas 10l. O sistema de freios ABS é um ponto forte da Honda, principalmente no trânsito urbano onde somos surpreendidos a cada segundo. Os freios são a disco e o sistema antitravamento evita uma queda caso seja necessário frear sobre piso escorregadio.


Dafra Citycom 300i – as características principais são: porte elegante e robusto e o motor de maior capacidade que os outros scooters. Apresenta maior desempenho que as outras scooters. Por causa do câmbio CVT a moto tem uma aceleração excelente. O motor monocilíndrico com refrigeração líquida produz 23 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque de 2,44 Kgf.m a 5.500 rpm. Além disso o piloto não precisa se preocupar em trocar de marcha. Basta acelerar e trafegar tranquilamente sem se cansar.

A scooter chega a rodar 23 km/l, mas o condutor tem pouca autonomia já que o tanque só suporta 10l. Porém, no quesito conforto a Dafra ganha mais pontos: o espaço sob o banco é amplo, visto que o tanque é localizado no console em que o piloto apóia os pés. Tranquilamente dá para levar um capacete fechado ou mochila grande, com sobra para itens menores.

O Citycom também conta com um porta objetos no painel para carteira e celular e ainda um gancho para sacolas ou bolsas.

Outro item a favor do Citycom 300 é a proteção garantida pelo escudo frontal. Como nos scooters o piloto vai sentado e com os pés amparados, poças d’água e outras sujeiras não são um problema. Por outro lado, na motocicleta as pernas vão desprotegidas e mesmo o piso molhado já resulta em calças e calçados sujos. Sem esquecer que o pedal de câmbio ainda danifica sapatos e tênis não apropriados.

Escolher entre uma scooter e uma motocicleta ‘convencional’ depende da necessidade e finalidade. Ambas tem pontos positivos.

Se você gosta de motocicleta e não abre mão de passar marchas com o auxílio da embreagem, escolha uma moto para ser sua companheira. Entretanto, se você precisa de um veículo que o conduza com agilidade e muito conforto, um scooter é ideal para o seu cotidiano.




Um comentário:

essa SALA é MINHA!!! MINHA!!! disse...

RÁ RÁ RÁ, EU SÁBIA A DIFERENÇA...

MAIS COMO TODOS OS DEMAIS...MTO BOA DICA!!