A numeração do chassi foi criada na década de 70, para coibir o alto índice de roubo e furto de veículos, as montadoras e OMC – Organização Mundial do Comercio decidiram criar uma codificação para a industrialização de veículos, por se tratar de um produto caro, teria que ter uma maior segurança para seus consumidores. Assim para prevenir o consumidor com mais eficiência contra o roubo furto e as fraudes contra veículo foi criado o VIN - Vihicle identication number.
O VIN seria um código aplicado no veículo que com ele seria de
codificado as características reais do veículo, como local de montagem do veículo, ano de fabricação, descrição do veículo, pais onde foi montado e etc, que ficariam a critério de cada montadora.
Todo fabricante de veículos segue regras para enumerar o chassi dos veículos. Essas regras foram estipuladas na década de 80 (ISO 3779) e norteiam o mundo inteiro. No Brasil essa numeração só começou a ser implantada em 1986-87.
A norma manda assim:
AB= código do país.
CD =Código do fabricante.
DEFGH= Código do equipamento.
Esta parte é deixada para que cada fabricante use como quiser. Normalmente dizem respeito a modelos, versões ou até mesmo equipamentos que possam vir instalados de fábrica. É o único lugar onde a letra "O" pode aparecer.
I=Dígito de checagem.
Este dígito é usado como resultado de uma conta que checa o número do chassi. Para cada letra da seqüência é adotado um valor:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z.......
1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 2 3 4......
Cada valor ou número é multiplicado por um fator de acordo com a sua posição:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q
8 7 6 5 4 3 2 10 0 9 8 7 6 5 4 3 2
O resultado é somado e o total é dividido por 11= este é o dígito de checagem. Caso o resultado seja "10" o dígito de checagem será "X".
J=Ano do modelo. O ano do modelo normalmente vale de 1º de setembro do ano anterior a 31 de agosto do ano indicado.
A 1980 2010/ B 1981 2011/ C 1982 2012/ D 1983 2013
7 2007 2037/ 8 2008 2038/ 9 2009 2039/ e o padrão se repete a cada 30 anos.
K =Código da fábrica. Para cada unidade que o fabricante possuir ao redor do mundo é determinado um código diferente.
LMNOPQ= Número serial. Pode ser resetado a cada nova versão ou não a critério do fabricante. Note que a seqüência é de A para Z, depois de 1 para 9, depois 0.
As letras I, O, Q não são normalmente usadas pela possibilidade de serem confundidas com os números "1" e "0".
O código inteiro pode variar de acordo com a legislação local.
Com informações de Alumini Fabricante de Placas S/A
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6 comentários:
Muito interessante...muitas vezes nos perguntamos pra que serve o chassis....boa dica....estou virando fã deste blog.....
Eu nem sabia o significado do chassi.. Mas agora eu sei! rs...
Ótima matéria!!!
Ahh tah
Bem interesante, mas vocês sabem me informar onde fica o chassis do Palio?
Respondendo ao ' Pronto, tá explicado!!!' - O chassi fica abaixo do banco do motorista, basta afastar o banco pra frente e tirar o carpete.
Todos os carros tem o chassi registrado nos vidros.
=D
Dããã, alguns chassis de pálio estão localizados em baixo do tapete do carona, dianteiro, os Palio mais antigos abaixo do tapete do carona, trazeiro, neste os Palios mais antigos. :) então, retomando, o número do CHASSI DO PALIO fica sempre do lado do CARONA, nos veículos mais novos dianteiro e mais antigos trazeiro :D
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