Código do Google Analytics

18 agosto 2011

Depreciação - entenda o que é e fuja dos prejuízos

A depreciação provoca redução nos preços dos carros, hoje os preços estão em queda constante, tanto de carro novo quanto de usado. O carro OK teve uma queda de 0,13% no primeiro semestre deste ano, diante de uma inflação (IPC da Fipe) de +3,15%.

O preço do usado desabou: de outubro de 2008, início da crise, até maio último, os carros usados ficaram 18,5% mais baratos.Hoje as montadoras oferecem descontos para os veículos que ainda estão nos pátios. Mas até que ponto vale a pena ficar com um carro ‘velho’? Só mesmo um bom desconto vai compensar, não pelo veículo em si, mas pelo que ele vai fazer você perder na hora da revenda.

A linha nova, mesmo quando o carro permanece exatamente igual, vai ter uma diferença de preço muito grande na hora da revenda, dois ou três anos depois.O valor de revenda é um dos atributos mais valorizados pelo consumidor na hora da compra. Ninguém quer perder dinheiro.

O estudo de Depreciação feito pela Agência AutoInforme mostra que o carro perde, em média, 15% do seu preço depois de um ano de uso. Se além do ano-modelo houver mudança de linha, a depreciação pode ser maior.

A depreciação varia conforme o tamanho, o tipo e o valor do carro. Os hatch pequenos de grande volume de venda são os menos depreciados e que, ao contrário, os carros grandes de luxo são os que mais perdem o valor de revenda.A isso você deve acrescentar o fator psicológico, de você rodar por aí com um carro novo. Somando tudo, na hora da compra não dá pra aceitar um desconto menor do que o percentual da sua desvalorização.

Nenhum comentário: