Bebê conforto |
O problema que está causando vários transtornos são a falta de cadeirinhas no mercado, muitos estão deixando seus dados de contato em listas de espera, pois os estoques das lojas já acabarão e a indústria ainda está fabricando as novas.
Uma família que tiver 3 filhos na faixa etária de 0 a 7 anos e meio, deverá ter até 3 cadeirinhas no banco de traz. Muitos motoristas que compraram seus veículos recentemente também devem comprar para não pagar multas. Além disso, a fiscalização policial também está verificando se todos os passageiros estão com seus cintos afivelados e se não está ultrapassando a lotação do veículo, pois a maioria dos veículos de passeio possui lotação máxima de 5 pessoas.
Booster ou assento de elevação |
Na lei também há diferenças nos tipos de instalação das cadeirinhas de bebê e também para cada idade do bebê ou da criança.
Instalação da cadeirinha nos diferentes quilos
Crianças com até 9kg ou aproximadamente 1 ano a cadeira é do tipo bebê-conforto, e deve ser instalada de costas para o movimento, no banco de trás do automóvel.
Crianças de 9 a 18kg ou aproximadamente de 1 a 4 anos de idade devem usar cadeira de segurança voltada para frente no banco de trás do veículo.
Crianças de 18 a 36kg ou aproximadamente de 4 a 7,5 anos de idade devem utilizar o assento de elevação (Booster), no banco traseiro com cinto de 3 pontos.
Crianças acima de 36kg ou idade superior a 7,5 anos e até 10 anos de idade deverão utilizar o cinto de segurança de 3 pontos.
Bom, vale ressaltar que o objetivo principal desta lei não é multar e sim proteger melhor nossas crianças.